É impossível pensar em marketing digital sem lembrar das tão famosas métricas. São elas que dão clareza e comprovam o sucesso das estratégias implementadas. É aquela história, o que não é medido não pode ser melhorado.
Então, seja lá para o que você for usar (acompanhamento de ações, tomada de decisão, otimização de estratégias…), em marketing digital, a métrica será uma das melhores amigas.
⭐️
North Star Metric
Capta de maneira mais precisa possível o core value entregue aos clientes e faz toda a empresa se concentrar para alcançar o crescimento de longo prazo durante um período indeterminado.
🧲
Métricas de Atração
Será que os conteúdos produzidos ou as ações realizadas por você estão impactando de maneira eficiente o target? Utilize essa métrica para otimizar a atração.
Exemplo: visitas no site; visitas recorrentes; fontes do tráfego; dispositivos de tráfego.
🖱
Métricas de Conversão
Quem não gosta de um novo lead gotejando no funil? Aqui você verifica, em certo nível, o comportamento para garantir que não há desperdício de possíveis leads, por exemplo.
Exemplo: total de conversões; taxa de conversão funil; taxa de cliques; taxa de rejeição.
😍
Métricas Sociais
Se relacionam com os objetivos da marca nas redes sociais. Cada empresa tem o seu porquê para desenvolver conteúdos nesses canais e, de acordo com cada uma delas, diferentes metas serão analisadas.
Exemplo: alcance; engajamento; crescimento por canal.
💰
Métricas de Receita
Um CAC baixo ou um ROI positivo não faz mal a ninguém e ainda faz brilhar os olhos de qualquer gestor. Métricas de receita oferecem visão mais clara sobre o investimento que tem sido realizado e o retorno alcançado.
Exemplo: CAC – custo de aquisição de cliente; ROI – retorno sobre investimento; LTV – lifetime value; MRR – Receita Mensal Recorrente; ROAS – retorno sobre investimento publicitário.
🤦♀️
Métricas de Atendimento
ReclameAqui faz a festa quando você descuida disso aqui.
Utilizadas para medir padrões de qualidade, mensurar resultados e comparar diferentes itens ou períodos relacionados ao serviço de atendimento ao consumidor e também ao índice de satisfação do cliente.
Exemplo: NPS; tempo de resposta; taxa de resposta; índice de solução.
🥇
Métricas de Vaidade
Olhando isoladamente, as métricas de vaidade não têm importância alguma. São apenas grandes números (1 milhão de seguidores comprados haha) que, na maioria dos casos, não servem para tomar decisões estratégicas e nem para conhecer a saúde da empresa.
Exemplo: seguidores; likes/curtidas; download de app.
Perfeito! É interessante como há tantas métricas e as pessoas se apegam apenas as de vaidade e ainda reclamam por não terem resultado.
Pois é…
“Pelo menos tenho mais seguidores no Instagram…”🤣🤣